.

Trânsito do Bem 2023: ação de extensão promovida por discentes do curso de Engenharia Civil

Você sabia que acidente de trânsito é o primeiro motivo de mortes de jovens com idade entre 15 e 29 anos?  Que é a segunda causa em crianças de 5 a 14 anos e a terceira em adultos de 30 a 44 anos? Para alertar o mundo sobre estas estatísticas, o Movimento Maio Amarelo convidou as pessoas para uma reflexão sobre comportamentos e decisões no trânsito. Aderindo a esta campanha, os alunos de Engenharia Civil da UFCAT estiveram no Catalão Shopping nos dias 27 (das 16 às 21h) e 28 de maio (das 13 às 18h) promovendo um jogo de tabuleiro humano  com crianças de 3 a 10 anos!

.

A atividade se tratou de uma mobilização social na qual os alunos e alunas da disciplina Engenharia de Tráfego do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Catalão – UFCAT tiveram como objetivo a melhoria de uma realidade cotidiana na comunidade através de um projeto de extensão nomeado Trânsito do Bem 2023. A ação evidencia a relação bilateral entre a universidade e outros setores da sociedade na medida em que os saberes acadêmico e popular se somam em uma atividade formativa e educacional.
As aulas do semestre, ainda em decorrência da Covid-19, iniciaram em abril. No primeiro dia de aula foi proposto aos 23 discentes que desenvolvessem uma campanha no contexto do Maio Amarelo; desde a idealização e construção até sua realização. Foi definido que a ação deveria ser móvel, isto é, passível de aplicação em diferentes locais, de baixo custo e com mínimo impacto ambiental, buscando o uso de materiais recicláveis, por exemplo.
A proposta da turma foi a realização de um jogo de tabuleiro humano para crianças de até 10 anos. Nele, a criança, “vestida” de carro, “dirigiu” por uma rua na qual teve que se atentar a alguns parâmetros como velocidade da via (limite de 5 casas, sendo que o dado permite até 6), semáforos, travessia de pedestres, ciclistas e lombada. Além destes, antes de jogar o dado no início da brincadeira, colocou-se o cinto de segurança. Caso uma infração fosse cometida, um(a) discente vestido(a) de agente da Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão – SMTC advertia o(a) motorista com uma multa e a penalização de voltar uma casa no tabuleiro. A cada parte do trajeto, as crianças foram alertadas e orientadas sobre as questões que deveriam ser observadas e respeitadas quando se dirige. O percurso foi desenvolvido de forma que a participação fosse dinâmica e para garantir o interesse dos participantes, principalmente considerando o público-alvo. Ao final, todos(as) receberam uma “CNH” personalizada com o seu(sua) personagem favorito(a) – foram confeccionadas 4 opções. Além disso, os acompanhantes foram convidados a tirar fotos da criança no painel de moldura “dirigindo” um ônibus do Movimento Maio Amarelo. Cada adulto recebeu um lixo para usar em veículos com um folder do Maio Amarelo e uma caneta.

.                  .

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo