Todas as pontes realizadas no concurso de pontes 2016 - 1

Concurso de Pontes 2016 - 1

Alunos do curso de Engenharia Civil do Campus de Catalão - GO realizam, no dia 25/08/2016, o concurso de pontes 2016 - 1 como requerimento de nota na matéria Sistemas Estruturais com o Professor Dr. Wellington Andrade.

Pontes de palito de picolé 2016 - 1

O curso de Engenharia Civil da Regional Catalão busca unir a teoria com a prática, com intuito de formar profissionais aptos nas mais diversas áreas do conhecimento do curso. Para pôr em prática os conhecimentos teóricos discorridos ao longo dos semestres, os professores buscam inovar e instigar os alunos a visualizar um problema e encontrar a melhor solução para tal.

Como exemplo disto, na disciplina de Sistemas Estruturais, o professor Dr. Wellinton propôs um desafio peculiar de resistência de uma estrutura. Para confeccionar uma ponte em forma de treliça, os alunos deveriam buscar a estrutura com maior resistência no teste a compressão a ser realizado em laboratório, utilizando apenas palitos de picolé e cola.

Os alunos se dedicaram ao máximo e buscando a maior eficiência com diferentes tipos de estruturas.

A ponte que suportou melhor ao teste de compressão foi a do grupo dos estudantes Ana Carolina, Caíque e Wannucy. Ela suportou 0,987 kN.

Ao longo do curso, outros trabalhos e desafios são propostos para os alunos, buscando sempre integrar aquilo que foi lecionado em sala com problemas práticos. A partir de problemas simples como o exposto, acredita-se que o estudante consiga solucionar diversos problemas que venham a surgir na sua carreira profissional com eficiência, segurança e economia, unindo teoria e prática.

Texto por: Bruno Cabral dos Santos Bomfim